IDENTIDADE SURDA ? QUE ISSO?
- CULTURA SURDA
- COMUNIDADE SURDA
Grupo de pessoas que mora em uma localização particular.Compartilha as metas comuns de seus menbros e,de vários modos,trabalha para alcançar essas metas.Existe o surdo filho de pais ouvintes,que na maioria das vezes terá uma dificuldade na utilização da língua de sinais como sendo sua primeira língua uma vez que não é uso corrente daquela família e "será aprendida " como senda a segunda língua até que o portador de surdez se insira em uma comunidade e passe a adquirir os conceitos da cultura surda.
Existe surdo filho de pais surdos que terá uma maior facilidade de aprender a língua de sinais uma vez que faz parte do contexto dessa família sua utilização e portanto passa a ser a língua de sinais a primeira língua a ser aprendida pelo filho surdo.
O portador da deficiência auditiva poderá através da língua gestual aprender a língua oral-escrita e conviver com pessoas ouvintes em um mesmo universo.Ambas percebem o mundo através da visão,as tornando diferentes e não necessariamente deficientes.A maioria das pessoas surda prefere um relecionamento mais intimo com outra pessoa surda.Por que o surdo compreede a dificuldade de relacionamento e incompreesão da surdez pelo ouvinte.
IDENTIDADE SURDA
Os surdos sempre foram , historicamente,estigmatizados, considerados de menor valor social.Afinal , faltava-lhe a característica eminentemente humana: a linguagem ( oral. bem entendido) e suas virtudes cognitivas.Sendo destituídos dessas "virtudes", os surdos eram"humanamente inferiores". A língua de sinais era considerada apenas uma mímica gestual, e sempre houve preconceitos com relação ao usi de gestos para a comunicação.A exclusão profissional e social dos surdos ainda hoje confirma que a linguagem pode ser fonte de discriminação e de organização social restritiva.Essa descriminação não ocorre apenas quando há diferenças de nacionalidade,cor ,perfil socioeconômico ou religião.Entre os surdos e os ouvintes há uma grande diferenrença que os distingue: a linguagem oral.
É importante pensar e repensar as diferenças culturais, as quais levam ser humno a se descobrir como indívíduo, se constituindo em sua próprio identidade,dentro de sua própria cultura.
Importa delinear a utópica Cultura Surda,á qual se refere Oliver Sacks: somos ignorantes no que diz a respeito á sudez,especialmente no ponto de vista antropológico.Pesquisas mostram que seria necessário um novo olhar na educação que,sem sombra de dúvida,é um dos alicerces da humanidade,tão primordial para a aceitação das diferenças, em posiçao á homogeneidade.
Em um enfoque de desigualdade, os surdos são, não raras vezes,situados a meio caminho entre os ouvintes,considerados humanos de qualidade superior, ou humano em toda a sua plenitude, e os subumanos,desprovidos de todos os traços que assemelham aos seres humanos.Eles não podem ser classificados como subumanos,porque apresentam traços de humanidade,mas também não conseguem ser aceitos como seres humanos em sua plenitude.A defesa e a proteção da língua de sinais ,mais que significar uma auto-suficiência e o direito de pertencer a um mundo particular,parece significar a proteção da humanidade,daquilo que faz um homem ser considerado homem:s linguagem.
oi bom dia! lindo trabalho..
ResponderExcluir